O podcast Conversas que Brilham, um dos produtos da segunda edição do COMverso, foi criado para dar voz, espaço e visibilidade à comunidade LGBTI+. São três episódios que mesclam vivências reais, opiniões de especialistas e dados sobre o tema.
Com uma linguagem coloquial e acolhedora, o objetivo é ter proximidade com o ouvinte, promovendo reflexões, empatia e transformações acerca da realidade das pessoas LGBTI+, principalmente no contexto de cidades do interior do Rio Grande do Sul.
Supervisão geral: Cristiane Lindemann
Episódio 1 – “Antes do orgulho: o contexto histórico da comunidade LGBTI+”
Sinopse: A luta histórica da comunidade LGBTI+ por direitos, visibilidade e igualdade. Você sabia que durante muito tempo esses grupos foram marginalizados, enfrentaram discriminação e violência? Por aqui, vamos lembrar das dificuldades, celebrar conquistas e promover o respeito à diversidade. Este episódio também conta fatos históricos, pois durante o período colonial no Brasil o sistema foi imposto pela colonização europeia, aliado ao domínio da religião com os valores morais. Entre outras lutas e questões que fazem parte também do contexto histórico desta pauta, também está a dificuldade dos que vivem no interior ou até em cidades pequenas. Entre, seja bem-vindo e se conecte com a gente.
Produção: Júlia Brandenburg, Juliene Pereira e Letícia Rodenbusch
Episódio 2 – “Descobrindo sua própria verdade”
Sinopse: Conhecido popularmente como “sair do armário”, o processo de uma pessoa se descobrir, se entender e se assumir como LGBTI+ é mais complexo do que parece. Uma série de sentimentos e preocupações ronda esse momento, que muitas vezes enfrenta a resistência ou até rejeição de familiares. Este episódio busca identificar o que acontece durante esse processo, a partir de vivências reais de pessoas que já tiveram ou ainda têm medo do que pode acontecer quando revelarem a sua verdade. Além disso, refletimos sobre por que há uma mística tão forte acerca do fato de se assumir como uma pessoa LGBTI+ – porque, na verdade, ninguém precisa revelar que é heterossexual ou cisgênero.
Produção: Bruna Weis, Expedito Engling e Guilherme Andriolo
Episódio 3 – “Acolher para resistir”
Sinopse: Nem sempre é fácil ser quem se é – diversas pessoas da comunidade LGBTI+ ainda enfrentam desafios diários para serem plenamente aceitas em suas famílias, espaços sociais e locais de trabalho. Mas, neste episódio, você vai se aproximar das principais iniciativas de resistência que estão fazendo a diferença no interior do Rio Grande do Sul. Ações, eventos e grupos de apoio têm surgido para fortalecer o acolhimento e a luta pelo respeito, diversidade e inclusão – independentemente do sexo, gênero ou orientação sexual. Afinal, acima de qualquer letra no alfabeto, somos todos seres humanos. E aqui, ninguém solta a mão de ninguém.
Produção: Amanda Mallmann Müller e Camilly Letícia Reuter